Home

TEMA XII PRÊMIO ECONOTEEN DE ENSAIOS

 

"Quais deveriam ser as principais propostas dos canidatos à Presidênica da República para incrementar a produtividade da economia brasileira?"

 

Não é de hoje que economistas e estudiosos de diversas áreas têm afirmado que um dos principais entraves ao desempenho competitivo da economia brasileira é a sua baixa produtividade. Este conceito, fundamental em Economia, se vincula a uma série de outros fatores, sejam eles políticos, econômicos e sociais, que impactam diretamente na produção e no nível de renda nacional, logo na qualidade de vida de todos os cidadãos.

O bom funcionamento das instituições, bem como a qualidade dos serviços de infraestrutura, saúde e educação são alguns dentre os fatores que determinam o nível de produtividade econômica dos países.

Tendo em vista esses conceitos, mais do que a baixa produtividade, esse índice, entre os brasileiros, cresce a um ritmo menor do que em outros países, especialmente se comparado aos ditos desenvolvidos, pois nos últimos 20 anos a produtividade dos trabalhadores brasileiros cresceu 17%, sendo que entre países de alta renda tal aumento foi da ordem de 34%.

Assim, diante das eleições que ocorrerão em outubro de 2018, o XII Prêmio Econoteen quer saber quais devem ser as propostas dos candidatos à Presidência da República que podem melhorar a produtividade não apenas da força de trabalho, mas do conjunto de fatores produtivos existentes em nosso país.

 

GANHADORES DO XII PRÊMIO ECONOTEEN DE ENSAIOS

O Prêmio Econoteen de Ensaios gostaria de agradecer a todas e todos aqueles que participaram. Esperamos que durante a produção dos ensaios vocês tenham se interessado mais pelo mundo econômico e tudo aquilo que ele tangencia. Mais uma vez agradecemos a participação de todos! 

 

Alvair Silveira Torres Neto (Primeiro Lugar)

Hugo Pablo Lourenço Sapia (Segundo Lugar)

Lucas Almeida (Terceiro Lugar)

Saymon Barbosa de Souza (Quarto Lugar)

Gabriel Feliziani Hermes (Quinto Lugar)

Bruna de Jesus Lopes (Menção Honrosa)

Lucas Viana Gregório Menção Honrosa)

 

Qualquer dúvida entrar em contato com a Equipe Econoteen por meio do e-mail: econoteen@usp.br

 

Curta a nossa página do facebook:
https://www.facebook.com/econoteenfeausp/